sábado, 27 de abril de 2013

Meu nome é Khan - filme


“Meu nome é Khan e eu não sou terrorista.”

“My name is Khan and I am not a terrorist.”

            Hoje assisti, pela quarta vez, ao filme “Meu nome é Khan” (My name is Khan - 2010).
            O filme retrata a história de um homem com Síndrome de Asperger (Autismo) e sua luta para dizer ao presidente dos Estados Unidos e, consequentemente a todos, que ele não é um terrorista só porque nasceu muçulmano.
            Apesar de este blog ser sobre autismo e de o filme ter como personagem principal um autista, o filme transcende qualquer barreira e leva todo ser humano de bom coração a crer que tudo poderá ser melhor.
            A inocência de Khan, personagem principal do filme, e sua determinação servem de lição a todos. E é assim que o autista, em geral, se comporta. O entendimento não é dúbio, como o da maioria das pessoas. Eles entendem o que leem ou o que ouvem de forma mais literal o que, por muitas vezes, pode nos parecer estranho, mas se analisados friamente, fazem mais sentido, pois são o que são; sem desvios de significado.
            Está escrito na Bíblia Cristã: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” - Marcos 12:30-31
            Mas aí vem alguém e decide que um outro pedaço da Bíblia, ou do Al Corão ou qualquer outro "livro ou instrumento religioso" é que vai justificá-lo de suas ações e, em nome de um deus pagão, julga, condena, mata… Será que as pessoas não entendem ou não querem entender? Como o autista consegue compreender o que é tão óbvio, mas que, por ganância e/ou vaidade, uns e outros não conseguem enxergar?
            Nunca me perguntei “por que comigo” e nunca perguntei a Deus “por que comigo” e, a cada experiência que tenho vivido no mundo do autismo eu só tenho a repetir: “SENHOR, OBRIGADA POR SER COMIGO. OBRIGADA POR CONHECER O AUTISMO”.
            Recomendo que assistam ao filme. Convidem amigos, professores, colegas… Tenho certeza de que muito acrescentará àqueles que querem uma pequena mudança no mundo.

5 comentários:

  1. Excelente filme mesmo, emocionante

    ResponderExcluir
  2. TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR ESTA OBRA PRIMA, O FILME E SISPLESMENTE MARAVILHOSO!!!! O ATOR QUE ATUA COMO AUTISTA(ASPERGER), DA UM SHOW!!!! QUEM PUDER, NAO PERCA!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amo esse filme tbm!! e acho o que melhor fica tbm é a forma como a mãe dele explica as diferenças entre as pessoas. Só existem dois tipos de pessoas, as que fazem coisas boas e as que fazem coisas más, tão simples e tão difícil das pessoas entenderem. Ah! outro filme indiano muito bom que tem uma personagem autista e outro surdo é Barfi, ótimo filme, vale a pena também.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anita quero muito assistir este filme, já procurei no youtube tentei baixar, não consigo. Por favor me diga como posso assistir este filme, um abraço Mônica .O meu email é spibassi@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Monica. Eu assisti online. Não sei se te ajuda, mas coloquei no youtube e assisti por lá, mas não havia versão legendada.
      http://www.youtube.com/watch?v=4jUlXaPHQ1Y
      bjus e bom filme :-)

      Excluir