domingo, 20 de dezembro de 2015

Para quem não comia nada...

Os filhos mais lindos: Nicolas e Gui.
A história da alimentação do Nicolas é longa e já foi relatada antes aqui no blog e no nosso primeiro livro. Mas ainda estamos em evolução.

Só para relembrar, desde os 4 1/2 meses o Nicolas se recusava a comer QUALQUER COISA.  Era desesperador! Ele não comia doce, salgado, sem sal, com pimenta, frio, quente, natural, industrializado etc. Foi um período extremamente difícil e tivemos que tentar de tudo para fazer com que ele comesse.


Nicolas preparando o frango.
E qual o nosso segredo para ele comer hoje em dia? PERSISTÊNCIA! Nunca desistimos e tentamos vários truques para ele comer. Imaginem o que quiserem que tentamos. Enfeitamos o prato, mudamos o tempero, fazíamos "cara boa" quando comíamos alguma coisa dizendo que era a coisa mais gostosa do mundo etc. (Tudo só é 100% possível, se você tentar 100%, lembra? Nosso lema desde sempre!).
Gui preparando a batata

Nicolas na cozinha do Brogui :-) 
Mas uma coisa que ajudou, além de todas as outras tentativas e nosso pulso firme, foi colocar o Nicolas para nos ajudar na cozinha desde uns 08 anos, mais ou menos. Coisas bobas como preparar o próprio café da manhã, nos ajudar pegando o alho, e nós cortávamos, pedia para ele abrir a geladeira e pegar qualquer coisa, pedíamos para ele nos ajudar a experimentar (essa era a pior parte), e sempre o elogiávamos e aproveitávamos para ensinar novas palavras a ele, bem como exercitar coordenação motora.
Delícia!

Delícia 2!
16 anos depois, posso garantir que já deu certo. Hoje, ele come de tudo! Gostando ou não, ele sabe que é importante uma alimentação saudável e variada. Se quer comer bobeira, ele precisa comer o que faz bem. E sabem o que mais? Ele já tem diminuído bem as besteiras (Doritos e Oreo, por exemplo), e quando vai a um restaurante sempre nos pergunta o que é mais saudável, optando, inclusive, por arroz integral e variedade de vegetais.

Ontem, fomos visitar o Caio, Youtuber que faz o "Ana Maria Brogui", um canal de culinária da Internet. O cara foi fantástico com o Nicolas e lhe deu dois livros de culinária de presente. O Nicolas contou a ele que, por causa deste canal, ele tem mais interesse ainda em cozinhar e se desafiar na cozinha.

Eles bateram um papo sobre autismo e culinária (depois posto o vídeo no nosso canal) e se divertiram muito. O cara foi fera! Super atencioso e adorou o Nicolas (e quem não adora esse garoto! rsrsrs Ah, e nós também adoramos o Caio.).

Dia desses, o Nicolas fez uma pizza sozinho. Mas espera: ele fez a massa, o molho natural e fez tudo sozinho. Eu só o incentivei e dei algumas dicas (algumas fora desnecessárias). Dá para ver  a receita da pizza aqui. Resultado:  A PIZZA FICOU MARAVILHOSA!!!

Nicolas e Brogui! Lindos e simpaticos :-) 
E hoje, acordei com uma enxaqueca desgraçada (novidade!) e meu marido extremamente cansado devido ao excesso de trabalho. Pedimos ao Nicolas e ao Gui que ficassem responsáveis pelo almoço. Eles pegaram os livros do Ana Maria Brogui, escolheram duas receitas, foram ao mercado (esqueceram o frango e tiveram que voltar e resolver) e depois fizeram as duas receitas para nosso almoço de domingo.


Tudo bem, na receita de frango vai Doritos, mas também não somos radicais! rsrsrsrs




Agradecimentos especiais ao Caio (do Ana Maria Brogui), que nos recebeu tão bem, e à Jéssica e ao Gabriel, os amigos do Nicolas que proporcionaram este encontro.