quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Meu filho é um adolescente!

Ontem, 13/11/2012, foi a primeira vez que o Nicolas saiu de casa como um adolescente. Sem pai nem mãe ao seu lado. Meu coração quase saiu pela boca de preocupação, mas manteve-se forte em meu peito para aguentar a emoção.

Eu tive um curso de Risotto com meu marido e dei a ideia ao Nicolas e ao Guilherme de irem ao Shopping enquanto eu e o papai fazíamos o curso.

Nicolas mostrou-se reticente no começo, mas acabou achando a ideia legal de ter sua primeira noite como um adolescente. Para fazer-lhes companhia, um intercambista da França que veio nos visitar, Humbert, foi com eles ao Shopping. Sabendo do autismo do Nicolas, Humbert prontificou-se a ajudá-lo a atravessar a rua segurando sua mão, o que me emocionou muito.

Apesar de independente, o Nicolas precisa sentir que tem alguém por perto que possa confortá-lo e dar-lhe segurança quando ele está do lado de fora de sua casa. A primeira coisa que ele faz quando estamos em algum lugar estranho é segurar minha mão, mas ontem ele só precisou segurar a mão do Humbert para atravessar a rua, depois disso, os três me disseram que a noite foi ótima e que o Nicolas interagiu DE VERDADE!

Durante o passeio pelo Shopping, eles foram a lojas de games (o que o Nicolas ama!) e foram a diversas outras lojas. Depois foram à praça de alimentação e cada um escolheu o queria comer. Lá, encontraram uma amiga de escola do Gui e o Nicolas participou das conversas o tempo inteiro.

Em um determinado momento, a garota perguntou a ele:
- Nicolas, você já tem namorada? - ao que ele respondeu:
- Ainda não, mas eu já estou procurando!

Quando fomos buscá-los no Shopping, o Nicolas correu para me abraçar e disse que adorou seu primeiro dia como um adolescente. Agi normalmente por fora, mas por dentro... Ah, meu coração! Agora sei que não sou cardíaca! hahahaha

Hoje, pela manhã, ele me pediu se podem fazer isso mais vezes e quer convidar o João Pedro, que é seu amigo há anos (a quem eu cito no livro). Disse a ele que será um prazer levá-lo quantas vezes ele quiser.

Eu sei que cada caso é um caso e que cada autista tem suas limitações, como todo e qualquer ser humano, mas temos que rever nossas limitações também. Orei muito para Deus protegê-lo e continuarei orando.

Só posso dizer que estou muito feliz :-)

Pois é, meu filho cresceu.  


Obrigada Humbert e Guilherme por terem ajudado neste momento tão especial.

19 comentários:

  1. Que lindoooo... adoro a história de vocês e luto muito para conquistar estes avanços também com o meu pequeno Jeff. Anita, só posso te dizer uma coisa: se você ficou assim com o primeiro passeio do Nicolas, imagino como ficará ao ser apresentada a primeira "NORA"... rsrsrs. Melhor começar a tomar MARACUJINA desde agora. rsrs
    Deus os abençoe sempree!! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai... a primeria NORA!!!! Meu Deus. A´credita que às vezes me pego pensando como será? Coisas como: Será que ele o irá entender? Será que ela o tratará bem? Será que ela o fará feliz?

      Mas acho que isso é toda mãe!!! hahahaha

      Beijos no Jeff e nos conte seus avanços :-)

      Excluir
  2. Que história linda! Meus olhos se encheram de lágrimas...
    Sou pai de um Autista chamado Davi e sei muito bem que a cada vitória, mesmo que pequena, para outras pessoas pode parecer apenas um pequeno passo, mas para nós, pais de Autistas, isso representa uma vitória sem fim. Parabéns pelo Blog e muita luz ao adolescente Nícolas.

    Oziel - Natal-RN(oziel_pereira@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oziel, é mesmo maravilhoso cada passo deles, não é? Tem gente que não entende o porquê de tanta alegria com "coisinhas tão bobas", mas só nós, pais, é que sabemos o quão importante e o quanto significa cada passo dado.

      Um grande abraço a vc e o Davi :-)

      Excluir
  3. Nossa Anita, que coisa maravilhosa!!!!!!!!!! Nao sei se vc lembra de mim, pedi que me add no face, tenho uma filhinha de dois anos e oito meses TEA. kkkkkk É verdade essa estória de nora... kkk já que ele está a procura, vá preparando seu coração. um beijo grande em você e um maior ainda no seu adolescente. Luciana , mãe de Larissa, de Maceió.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Meu coração dispara só de pensar nessa nora, meu Deus! hahaha Vamos ver o que nos aguarda :-)

      Beijos enormes na Larissa :-)

      Excluir
  4. Izabella ramos de carvalho18 de novembro de 2012 às 22:13

    Nossa Anita li em voz alta aqui para meu esposo e o nosso coração tb apertou pois daqui uns dias serão os nossos tb..rsrsrss bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrss já pensou qdo chegar a hora dos seus? Agora ele tem saído bastante e está todo "adolescente" hahahaha.

      Conte-nos quando for a sua vez, ok?

      bjus a vcs todos :-)

      Excluir
  5. Oi Anita meu nome é Luciana sou mãe do Sérgio Henrique de 7 anos ele é especial mais ainda não tem um diagnós fechado, pelos meus na minha opinião ele é autista. Fico só imaginando como será maravilhoso qd meu filhpo chegar nessa fase, confesso que tenho um pouco de receio kkk mais acho que é normal. Visite o meu Blog assim que puder bjsss >.< http://diariomaisqueespecial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, seu blog é uma graça! Parabéns por dividir histórias cheias de leveza conosco.

      Um grande beijo no Sergio Henrique e relaxa: ele ainda está com 07 anos. Ainda falta muito pra namora. MAS VAI NAMORAR, PQ ELE É LINDO!!! rsrsrsrs

      Excluir
  6. olá, estou me formando em pedagogia e sempre fui facinada pelo tema autismo acho muito interessante apesar de não ter nenhum caso na minha famila. Quanto mais pesquiso e estudo o autismo mais apaixonada fico por esse tema. Anita onde posso encontrar esse livro pra comprar?
    Parabéns pelo seu filho e por você os dois são vitoriosos passaram por inúmeras etapas sempre com amor e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pelos parabéns :) Acho que somos muito sortudos de termos um ao outro, pois eu não o abandonei e ele não me abandonou. Somos muito felizes.

      Neste link vc encontra todos os pontos de venda do livro. Espero que, caso venha a adquirir, possa ajudá-la em sua jornada: http://meufilhoeraautista.blogspot.com.br/2012/02/venda-do-livro-meu-filho-era-autista.html?showComment=1330604347693#c2850691569055925752

      Parabéns por escolher este caminho misterioso e maravilhoso. Suas descobertas a surpreenderão!
      bjus

      Excluir
  7. NOssa Anita é bem verdade isso que falou, meu filho também é um adolescente de 14 anos, mas infelizmente nenhuma pessoa ou da escola , ou do nosso convivio teve um gesto tão bonito quanto a esse que o colega teve com seu nicolas, ele se prontificou a ajuda-lo a leva-lo mais vezes , mesmo sabendo suas limitações.
    linda história!
    abraços / keila / anapolis / goias .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo a história está mudando e eu creio que, em breve, teremos um mundo mais justo para os autistas. As pessoas irão brigar para ver quem ajuda quem primeiro. Ao menos assim eu acredito...

      Um grande beijo a vc e ao seu anjo :-)

      Excluir
  8. anita preciso ainda de muita ajuda tenho um rapaz de 8 anos que também é autista e cada passo eu pulo de alegria quero seu livro para me auto ajudar elaine

    ResponderExcluir
  9. Olá, Elaine.

    Que bom que vc celebra cada passo. Isso de extrema importância para que vcs nunca desistam e sempre valorizem o que tem. Seu anjo te trará mais alegrias do que vc possa esperar.
    VC pode adquirir o livro pela Livraria Cultura. Mercado Livre ou pelo e-mail: meufilhoeraautista@yahoo.com.br

    abraços :-)

    ResponderExcluir
  10. Anita me emocionei D+ lendo a respeito do seu principe
    Agora ele esta esta um homenzinho e poderá fazer o que qualquer adolescente faz.
    Hiiii se prepara que logo vai aparecer com uma namoradinha :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anita!
    Tenho 3 filhos. Meu mais velho tem 6 anos, minha do meio vai fazer 5 em fevereiro e meu pequeno tem 3. Nossa menina Elisa é acompanhada por neuropediatra que a diagnosticou como TID. Agora estamos notando manifestações semelhantes no caçula, só que mais brandas. Eles são muito afetuosos e alegres conosco, mas tem dificuldade de comunicação e de sociabilidade com outras crianças. Tenho muita preocupação. Oro muito a Deus para que se Ele não curá-los, que pelo menos eles se tornem pessoas independentes e com amigos sinceros. Fiquei com mais esperança ao ver a história do Nicolas.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou estudante de Pedagogia e pesquiso sobre o autismo. Estou emocionada,não tenho nenhum parente com autismo,mas me revolta o preconceito com o qual são tratados,a sociedade precisa entender e assim aceitar que são diferentes sim,mas nossa luta é para sermos diferentes e não iguais. Um abraço muito apertado de alguém que fica muito feliz em ver atitudes com a sua...AH,um big cheiro para o Nicolas.

    ResponderExcluir